05/10/2016

Outubro Rosa #PapoResponsa

Helôzinha é nova mas hoje o papo é de "responsa".
Brincadeiras a parte hoje eu vim falar de algo sério,assim como setembro é amarelo outubro é rosa,
O planalto e o congresso ficam iluminados na cor rosa durante a noite (eu como boa brasiliense que sou já vi pessoalmente o congresso em outubro rosa e é lindo).
Mas e de onde veio?

Outubro rosa é um movimento,mundialmente comemorado,o nome remete a cor do laço rosa,símbolo da luta mundial contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa.
Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Aqui estão reunidas desde as primeiras iniciativas, até as que atualmente manifestam-se no mundo. 
É importante visa,que a luta contra o câncer deve ser feita durante os 12 meses do ano,mas o símbolo lembra muitas pessoas de que o risco continua e o quão importante é saber e se cuidar e detectar o câncer.
Atualmente até na internet,é possível achar informações sobre o famoso auto-exame,mas não nos livra da responsabilidade de ir no médico fazer mamografia e outros exames importantes.
Muita gente pensa "ah mais não vai acontecer comigo" "ah mais as pessoas só lembram disso em outubro".
Milhares de pessoas morrem com câncer todos os anos;o câncer pode ser combatido e vencido sim,nós mulheres,sempre fortes,às vezes deixamos de lado,mas não deveríamos.
Nossa saúde tem de vir sempre em primeiro lugar.
Hoje o papo foi de responsa,mas o post foi feito do fundo do coração pra lembrar de nos cuidarmos sempre.
Beijos da Helo e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Heloísa Cristhinne - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Heloísa Cristhinne.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo